Porque uma Estratégia de Comunicação pode Funcionar ou Não

Bauru, 26/03/2020, por Fernanda Almeida


O que faz um plano de comunicação dar resultados é a consistência (e a persistência) em sua mensagem central.

Quantos empresários têm certeza de que estão aplicando um plano de comunicação eficiente? Quantos podem afirmar que suas ações de marketing estão contribuindo para o crescimento do seu faturamento? O que faz um plano de comunicação com o mercado funcionar e outro não?

Há muitas variáveis que podem determinar o sucesso ou fracasso de um plano de comunicação. Falta de objetivos claros e ausência de um público-alvo bem definido, são decisões essenciais para qualquer planejamento, pois são pontos chaves dos quais todas as demais definições derivam. Ainda assim, é possível apontar outro fator determinante que prejudica a comunicação de muitas empresas: a mudança constante de conceitos e discursos.


É preciso tempo para que o público assimile e compreenda a mensagem central que uma empresa está passando em sua comunicação com o mercado. O que ela faz? Por que ela existe? O que ela vende? Para quem ela vende? Quais os benefícios do que ela vende? Quais são seus diferenciais? O que ela promete? Sob que conceitos e valores quer construir sua imagem corporativa? Por que ela é melhor? As respostas a essas questões devem chegar com clareza aos públicos da empresa e isso será possível por meio do seu plano de marketing. Mas será que a empresa dá o tempo necessário para que o público seja impactado por essas respostas o suficiente para fixá-las em sua mente e assim criar a referência de marca? Alterar a mensagem central a cada vez que a empresa se comunica com seus públicos impede a criação dessa referência e confunde o consumidor. Vamos refletir: é melhor você ser referência em único atributo, do que não ser especialmente lembrado por nenhum.

Marketing plans. O Marketing planeja. (Philip Kotler)

Se a consistência da mensagem central é fundamental para que seus públicos possam associar sua marca a um diferencial específico; o que garante que essa consistência existirá é a possibilidade de planejar as ações que serão realizadas em durante um período. Ações de comunicação isoladas e descoordenadas têm pouquíssimas chances de consolidar uma mensagem na mente do público-alvo. E, sobre planejamento, é sempre importante destacar: o fundamental não é o valor total do seu plano de comunicação, mas a lógica com a qual ele será construído para:


1) construir uma reputação positiva para sua marca

2) facilitar o trabalho dos seus vendedores.


Sucesso e felicidade a todos!

Fernanda de Almeida é Relações-Públicas, Mestre em Comunicação e Especialista em Marketing e Planejamento Estratégico da Comunicação. É professora e consultora da Adenda – Comunicação e Marketing.

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