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Sobre ser Líder!

Bauru, 25/03/2020, por Paula Rocha


Existem muitas teorias e abordagens sobre o tema Liderança. Mas, na prática ainda existem muitas oportunidades de lidar com essa atividade de outra maneira.


Há quem acredite que é preciso ter talento para se tornar líder. Claro que existem pessoas com maior facilidade para se relacionar, se comunicar, trabalhar junto e isso facilita na função de gerir pessoas. Porém, é possível desenvolver habilidades para gerir pessoas, desde que essa seja uma escolha de carreira.


Importante incluir a questão da escolha de carreira, pois estamos acostumadas a encontrar ótimos profissionais técnicos que se tornaram gestores e ficaram infelizes. Ou mesmo que recebem uma avaliação negativa da Organização: “Nossa, ele era tão bom antes de ser promovido e agora não entrega mais resultado!”


Esses profissionais demonstram alta performance (técnica) e são direcionados para gerir equipes. Dessa forma acabam se desencontrando do seu plano de carreira e a empresa perde o melhor do seu profissional. Existe uma grande diferença entre as competências necessárias para uma função técnica e uma função de gestão. Ser bom no desempenho de algumas tarefas não garante a mesma eficácia em outras.


E é grande a promoção de profissionais técnicos dentro das Organizações a cargos de Supervisores, Coordenadores e até Gerentes. Acreditamos que todos os cargos a serem exercidos dentro de uma Organização necessitam de competências comportamentais e técnicas. Não existe um profissional excelente, com alta performance que privilegie apenas uma delas.


Por isso, mais do que estudar teorias e participar de formações é importante identificar quais os gaps que um profissional tem que o impedem de fazer uma boa gestão de pessoas. Para facilitar essa reflexão propomos algumas perguntas que contemplam parte do ciclo de gestão de pessoas:


· O que você faz para engajar as pessoas para o resultado?
· Cada pessoa da sua equipe sabe por que é importante para a empresa e para o negócio?
· Como você faz para medir o desempenho das pessoas?
· O que você faz para que as pessoas tenham um desempenho superior?

Essas e outras perguntas identificam o que precisa ser desenvolvido no âmbito das competências e, assim, a partir do desenvolvimento adequado, possa cumprir o seu papel: obter melhores resultados a partir das pessoas.


Um abraço!

Paula Rocha

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